Romagnole apresenta alta de 30% no EBITDA em seis meses

Romagnole apresenta alta de 30% no EBITDA em seis meses

No cenário empresarial atual, as organizações reconhecem que, apesar de todo o sucesso alcançado até o momento – algo que deve ser celebrado -, é fundamental manter ambições maiores e ainda mais desafiadoras. Essa mentalidade se traduz no dia a dia por meio da busca de estratégias inovadoras e soluções eficazes, essenciais para manter a competitividade e atender às demandas do mercado em constante evolução. 

Entre as ambições e desafios enfrentados pelas empresas, destaca-se a necessidade de se ganhar ainda mais espaço dentro do cenário do mercado aquecido. Crescer acima do mercado que já está em crescimento, exige uma estruturação ampla e sólida para atender a demanda em alta, o que muitas vezes implica em transformar a tão falada dor do crescimento e satisfação do crescimento. É um momento em que as empresas têm a opção de decidir entre crescer de acordo com o mercado (que cresce), ou tomar ações muito mais impactantes para mudar de patamar e expandir ganhando share, enfrentando assim, os desafios que o crescimento traz consigo. 

Reforçado pela alta demanda no setor elétrico e do aumento de consumo de energia/eletricidade no Brasil e no mundo (como é o caso de data center, consumo residencial, veículos elétricos, automações e modernizações da indústria e comércio), é crucial que as empresas realizem um planejamento estratégico, adotem uma perspectiva de longo prazo e estejam devidamente preparadas. 

Diante deste cenário do aumento da demanda, a Romagnole, uma das principais fabricantes de produtos elétricos do Brasil, percebeu a necessidade de expandir ainda mais seu crescimento. Para isso, contou com a expertise da consultoria empresarial Maitreya, que logo nos primeiros seis meses de trabalho ajudou a empresa a elevar seu nível de excelência. Em uma análise consolidada, foi constatado que a empresa aumentou seu EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) em mais de 30% neste curto período. 

“Quando iniciamos o trabalho com a Romagnole, suas principais dores estavam relacionadas ao diagnóstico da fábrica, efetividade do processo de planejamento de vendas e operações (S&OP) e uma nova fase na produção. Após um diagnóstico amplo e detalhado, que chamamos de ‘Raio-X Maitreya’, iniciamos um forte processo de revisão operacional que incluiu a otimização das análises financeiras-estratégicas, implantação de um processo completamente novo de planejamento e produção, revisão do tempo de produtividade da fábrica e gestão de riscos e custos de fornecedores”, destaca Leo Horta, sócio fundador da Maitreya. 

Com as ações implementadas, houve também um aumento importante nas unidades produzidas nos últimos 6 meses. Além disso, o First Pass Yield, que evidencia a excelência do produto, aumentou em 33% em 6 meses. Houve também melhorias relevantes no processamento de pedidos, com um avanço da taxa de OTP (promessa de data de entrega ao cliente, garantindo ao mesmo tempo que a empresa possa atender o pedido dentro dos leadtimes internos) de quase 50%. Isso tudo com uma melhoria extremamente impactante de eficiência de working capital

“’O que te trouxe até aqui precisa ser respeitado, mas não necessariamente é o que vai garantir que sua empresa chegará onde ela almeja estar nos próximos anos’, essa frase faz muito sentido para minha gestão e me ajudou a antecipar possíveis movimentos do mercado. A percepção do momento foi um passo importante para estruturar nosso crescimento acima do mercado, aperfeiçoando nosso modelo de gestão, equipe, metodologias e processos. Foi um ajuste na rota que nos permitiu visualizar as avenidas de crescimento. Um bom exemplo é que com a mesma linha de montagem, obtivemos ganhos operacionais ao implementar um novo modelo de gestão fabril, com previsibilidade, ênfase na produtividade, qualidade e busca constante pela eficiência”, cita Alexandre Romagnole, presidente da companhia. 

Todos esses ganhos refletiram na qualidade dos produtos e serviços, e consequentemente melhorando o relacionamento com os seus clientes e fornecedores, que são valores fundamentais da empresa. Ao longo dos anos, a Romagnole tornou-se uma referência em sua área de atuação devido à qualidade e a integridade nas negociações. 

The post Romagnole apresenta alta de 30% no EBITDA em seis meses appeared first on O Setor Elétrico | Conteúdo técnico para profissionais do setor elétrico.

Fonte: www.osetoreletrico.com.br