O setor da iluminação e a retomada dos eventos em 2022

O setor da iluminação e a retomada dos eventos em 2022

Dedicarei este espaço a fazer um balanço da retomada de eventos que se acentuou no mês de agosto de 2022. Desde o início do ano tivemos as feiras e eventos relacionados ao tema cidades inteligentes, especificamente, nos meses de março e maio, respectivamente, em Curitiba e São Paulo. Embora o tema iluminação estivesse presente nestes eventos, não era o assunto principal. Pois bem, miremos nos eventos realizados em agosto de 2022 em que a iluminação foi destaque.

Dos dias 2 a 5 de agosto de 2022 foi realizada a 17ª edição da EXPOLUX, em São Paulo, marcando a retomada dos eventos de iluminação. Destaque positivo para a organização do Simpoled – Simpósio Internacional de Iluminação, que trouxe temas relevantes, como o futuro da iluminação, a iluminação conectada, a iluminação de interiores e o Fórum Nacional de Iluminação Pública. A programação do fórum contemplou temas atuais e grande envolvimento do público participante, com destaque para temáticas que fizeram o público refletir sobre o estágio atual em que estamos, os desafios da iluminação eficiente e a qualidade da iluminação. Além disso, as PPPs no segmento foram destacadas, assim como a importância da telegestão e a revisão da norma ABNT NBR 5101, que estabelece os requisitos para a iluminação de vias públicas, propiciando segurança ao tráfego de pedestres e de veículos e que estava em consulta nacional. A próxima edição da EXPOLUX está programada para ocorrer entre os dias 6 e 9 de agosto de 2024 e tem boas perspectivas para o segmento.

Destaco também a retomada do CINASE- Circuito Nacional do Setor Elétrico de forma presencial na cidade de Salvador foi um grande sucesso de público e, no que diz respeito à iluminação, deu palco para o tema da qualidade da iluminação pública e para a discussão sobre o modelo de gestão de IP da cidade de Salvador, incluindo discussões técnicas relevantes e a qualidade dos projetos de iluminação. O painel foi realizado no segundo dia do evento com participação de público qualificado e diversos profissionais que atuam neste segmento, com debate de altíssimo nível sobre a iluminação das cidades, incluindo os critérios técnicos na gestão pública e a aplicação de novas tecnologias quando as cidades estiverem 100% iluminadas por tecnologia LED.

Na terceira semana de agosto foi realizado o LED Fórum, considerado por muitos o maior evento de iluminação dedicado ao “lighting design”, apresentando novidades e conceitos para projetos de iluminação em geral. Com o tema de reconexão, o evento foi sucesso de público e apresentou boa qualidade de palestras e expositores, literalmente reconectando as pessoas que fazem uso da luz em seus projetos, atualizando conteúdo e buscando cobrir as mais diferentes aplicações.

E o que vem pela frente? As edições do CINASE Goiânia e Campinas em outubro e novembro, respectivamente, devem atualizar os profissionais destas cidades quanto às novidades da iluminação. Internacionalmente, aguardamos a Feira Internacional L+B Lighting + Building, que será realizada em outubro de 2022 na cidade de Frankfurt, e a feira Smart City Expo, em Barcelona de 15 a 17 novembro. 

A volta dos eventos presenciais tem sido um sucesso e cada vez mais importante compartilhar conhecimento e experiências para levar inovação, qualidade da iluminação e eficiência energética a todos os lugares e todas as pessoas.

Autor:

Por Luciano Haas Rosito, engenheiro eletricista, diretor comercial da Tecnowatt e coordenador da Comissão de Estudos CE: 03:034:03 – Luminárias e acessórios da ABNT/ Cobei. É professor das disciplinas de Iluminação de exteriores e Projeto de iluminação de exteriores do IPOG, e palestrante em seminários e eventos na área de iluminação e eficiência energética. | lrosito@tecnowatt.com.br

The post O setor da iluminação e a retomada dos eventos em 2022 appeared first on O Setor Elétrico | Conteúdo técnico para engenheiros.

Fonte: www.osetoreletrico.com.br