O cenário do mercado de iluminação em 2023

O cenário do mercado de iluminação em 2023

Dando sequência nesta série de artigos sobre o tema iluminação,
para iniciar 2023 iremos tratar do panorama atual do mercado de iluminação e as perspectivas para este ano. 

O ano de 2022, principalmente no segundo semestre, foi marcado pela retomada dos eventos no segmento de iluminação, com a EXPOLUX, LED Fórum, CINAS Salvador, Goiânia e Campinas, e outros eventos que envolvem o tema iluminação em geral. Para quem trabalha no segmento de iluminação pública, 2022 foi um desafio, especialmente em função das altas demandas de investimento do setor público combinada com a crise de componentes e dificuldades logísticas globais. 

 O planejamento segue sendo um grande desafio para 2023 tendo em vista o longo período de guerra entre Rússia e Ucrânia, novos problemas de produção na China e aumento dos custos de transporte. A regionalização de produção segue sendo buscada a fim de evitar estes problemas mencionados e dar maior agilidade nos processos de produção. Quem aproveitou essa oportunidade no ano passado, já sai na frente em termos de competitividade e prazos de entrega ajustados.

Para 2023 a perspectiva de crescimento dos eventos é alta, após a retomada de 2022, com o planejamento e boas perspectivas e engajamento, as feiras de cidades inteligentes começam já em março até maio de 2023 no Brasil. Iniciando pelo Smart City Expo em Curitiba de 22 a 24 de março e de 23 a 25 de maio o Smart City Business Congress em São Paulo. No mesmo mês de maio será realizada a Light Fair em Nova Iorque de 21 a 25 de maio, incluindo conferência e a feira.

 Em agosto teremos o LED Fórum, já amplamente divulgado e reconhecido como um dos principais eventos de iluminação especializado aos lighting designes do Brasil e exterior. E em novembro de 2023, entre os dias 07 e 09, teremos novamente o Smart City Barcelona. Pelo que foi visto em 2022 há muito espaço para retomada das discussões e crescimento devido à importância do tema e avanços que vem sendo realizados, retirando os projetos do papel e aplicando a tecnologia na prática. 

Para os investimentos públicos em 2023 em termos de iluminação, o terceiro ano de mandato de prefeitos costuma ser de planejamento de investimentos até o final da gestão e aplicação da execução de diversas PPPs (parcerias público privadas).

 A execução das PPPs de diversas cidades como Campinas, Curitiba, Jaboatão dos Guararapes, Patos de Minas, Cachoeiro do Itapemirim, e tantas outras aqui não citadas, é um sinal que os investimentos não param e devem seguir assim nos próximos anos. 

Nos próximos anos, algumas cidades já devem iniciar o segundo ciclo de modernização, substituindo LEDs mais antigos por LEDs mais novos. O ano 2023 promete principalmente um segundo semestre de ótimas oportunidades, mas já começa com boas perspectivas de curto prazo de investimentos em iluminação devido a tudo que foi planejado nos anos anteriores e a necessidade e aplicação de eficiência energética, tecnologia LED e sistemas de Telegestão. 

As obras e investimento em eficiência energética citadas vem crescendo e as ESCOS ganhando força na iluminação pública e privada. No setor privados, os estádio de futebol, clubes esportivos e condomínios vem buscando a modernização da iluminação com os LEDs e sistemas de controle automatizado. No setor público, os recursos da COSIP também garantem aos municípios a possibilidade de investimentos e de construir um trabalho técnico e estruturado de longo prazo para que a iluminação das cidades esteja sempre modernizada e garantindo níveis adequados e confiabilidade na iluminação. 

Esperamos um 2023 iluminado com a maior eficiência e qualidade possível e que possamos evoluir em tantos temas importantes para a iluminação correta e responsável.

Por Luciano Rosito, engenheiro Eletricista, especialista em iluminação e iluminação pública. Professor de cursos de iluminação pública no Brasil e exterior. Palestrante em seminários e eventos na área de iluminação e eficiência energética. Colaborador da Revista O Setor Elétrico. Coordenador de Comissões de Estudo e grupos de trabalho para a criação e revisão de normas técnicas no Brasil junto ao CB03 do COBEI – ABNT. Pesquisador de sistemas de iluminação pública. Ex Coordenador do Centro de Excelência em Iluminação Pública – CEIP de 2006 a 2010. Ex Coordenador da Área de Iluminação do LABELO – PUCRS.

The post O cenário do mercado de iluminação em 2023 appeared first on O Setor Elétrico | Conteúdo técnico para engenheiros.

Fonte: www.osetoreletrico.com.br