16 out Sem a devida atenção à qualidade dos produtos, desempenho da área de iluminação fica prejudicado e acende a necessidade de reorganização do setor
Uma realidade preocupante envolve o segmento de iluminação: existem no mercado produtos como lâmpadas, painéis LED, entre outros que oferecem menor desempenho energético, resistência e segurança em relação às normas mínimas estabelecidas. Com isso, o setor perde muito ao se deparar com um mercado com produtos sem a qualidade necessária.
O grande número de modelos e marcas levanta um ponto de atenção em relação à qualidade da entrega dos produtos, o que dificulta um controle mais preciso em meio a uma grande quantidade de produtos. Para se ter uma ideia, o mercado regulado de lâmpadas LED no Brasil envolve 1.204 registros ativos por 213 empresas, contendo 1.173 certificados e 10.803 modelos de 231 marcas, segundo dados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Uma nota técnica preliminar de análise de impacto regulatório da revisão do regulamento de lâmpadas LED do Inmetro (Portaria nº 69/2022), datada de 19 de julho de 2023, mostrou que o mercado tem problemas graves com lâmpadas LED com falhas de desempenho e níveis de eficiência energética ultrapassados.
A partir do que foi constatado pelo Inmetro, é importante que as associações responsáveis reforcem a fiscalização para evitar com que os consumidores corram risco ao adquirir um produto que não traga segurança à família e suas instalações. Uma dessas associações que vêm atuando e se posicionando nesse combate é a Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação), que planeja desenvolver um programa para auxiliar os órgãos fiscalizadores.
A situação atual requer uma profunda reorganização, uma vez que é sabido no setor que parte dos materiais disponíveis no mercado não atendem aos requisitos mínimos de qualidade, eficiência e segurança, por exemplo. Recentemente, a Cepel (Centro de Pesquisas de Energia Elétrica) realizou evento com foco nesse tema. Esse é momento de unir forças, também com o poder público para apoiar essas iniciativas.
Além do mercado de lâmpadas, os painéis de LED também apresentam situações preocupantes quando o assunto é segurança. O Labelo (Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica), credenciado pelo Inmetro, realizou estudo com 23 produtos de 14 fabricantes de painéis de LED entre os meses de março e julho de 2023. O resultado apontou que somente quatro produtos estão de acordo com as normas exigidas, dentre eles os da Philips, que é uma é uma das marcas da Signify.
O mercado brasileiro está familiarizado com as lâmpadas e painéis de LED. A reputação positiva e a qualidade comprovada, em hipótese alguma, podem ser colocadas em xeque somente porque algumas empresas não oferecem a segurança necessária.
O apontamento do Labelo (Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica) credenciado pelo Inmetro, na questão dos painéis reforça a necessidade de ação dos órgãos responsáveis contra todos os fabricantes que não estão em consonância com as normas brasileiras e que, eventualmente, estão colocando empresas em risco. A Abilux e o Cepel também realizaram testes em painéis de LED, mostrando também a preocupação com essas linhas de produtos.
Os procedimentos internos precisam ser revistos e as operações necessitam ser aprimoradas para potencializar o desempenho energético com segurança e durabilidade. Isso é um dever coletivo e não apenas de forma individualizada, afinal o setor precisa transmitir a confiabilidade necessária para as empresas, entidades, estabelecimentos comerciais e consumidores. Em paralelo, os órgãos fiscalizadores precisam ser atuantes e ter apoio para evitar, assim, que produtos ineficientes permaneçam em circulação.
*Daniel Tatini é presidente da Signify no Brasil.
The post Sem a devida atenção à qualidade dos produtos, desempenho da área de iluminação fica prejudicado e acende a necessidade de reorganização do setor appeared first on O Setor Elétrico | Conteúdo técnico para profissionais do setor elétrico.
Fonte: www.osetoreletrico.com.br