11 jan Panamá Viejo ganha plataforma de iluminação conectada IoT e se torna a cidade mais inteligente da América Central
Local é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO e o mais antigo assentamento europeu na costa do Pacífico
Signify (Euronext: LIGHT), líder em iluminação, foi selecionada pelo Patronato Panamá Viejo para iluminar o complexo histórico em seu 500º aniversário com uma combinação de sua plataforma de iluminação conectada de ponta – Interactive Landmark, Color Kinectics – com base na Internet das Coisas (IoT) e sistemas de iluminação solar.
Fundado em 1519, Panamá Viejo é o centro europeu mais antigo da costa do Pacífico das Américas e seu design marca a adoção na região do conceito pioneiro de uma cidade planejada.¹ Quinhentos anos depois, a cidade volta a inovar. O novo projeto de iluminação utiliza a última tecnologia solar para exteriores do Signify e da plataforma Interact Landmark, com base na Internet das Coisas (IoT), para permitir a interconectividade de todo o sistema de iluminação da cidade e criar oportunidades de interação para os residentes e turistas que visitam este lugar histórico.
A primeira fase do plano diretor de iluminação inclui três monumentos: o Centro de Visitantes, a Plaza Mayor e o Convento de Concepción. Quando finalizado, o projeto permitirá que a cidade seja conectada através da iluminação.
“Estamos dando à Panamá Viejo a atenção que merece com recursos de conectividade de iluminação que apoiarão o desenvolvimento do turismo, contribuindo para o embelezamento da cidade, melhorando a segurança e reduzindo o consumo de energia”, disse Jorge Jusdado, diretor de vendas da Signify para a região Norte da América Latina. “O novo sistema de iluminação é semelhante aos já adotados pelas cidades mais importantes do mundo e não contribui apenas para melhorar o setor de turismo do país, mas é uma alternativa sustentável e ecologicamente correta”, explicou Jusdado..
Para a transição entre os monumentos, foi implementado um sistema de iluminação solar 100% sustentável. A instalação de luminárias solares, o mais recente avanço em iluminação da iluminação pública da Signify, reduz o consumo de eletricidade e protege a integridade do sítio arqueológico, uma vez que não requer fiação.
Pela primeira vez, moradores e turistas terão a oportunidade única de aproveitar a nova iluminação de forma intuitiva, baixando o aplicativo Panamá Viejo. O aplicativo permite que os usuários interajam de forma online com a iluminação de todos os monumentos, alterando as cores da cena ou iniciando um show de luzes com opções pré-programadas.
O aplicativo está disponível na App Store (dispositivos iOS) ou na Play Store (dispositivos Android) e qualquer pessoa pode fazer o download gratuitamente.
Panamá Viejo se junta ao crescente grupo de cidades inteligentes na América Latina
Esta inovação de iluminação recente, inaugurada no Panamá Viejo, continua a consolidar a liderança da Signify em iluminação baseada em IoT e se junta à lista de cidades icônicas e monumentos inteligentes na América Latina:
Buenos Aires, Argentina: Buenos Aires tornou-se uma das primeiras cidades inteligentes do continente e agora se beneficia de uma solução de iluminação pública inteligente e pronta para o futuro que combina luminárias LED de baixa potência com o sofisticado software de gerenciamento de iluminação Interact City. A instalação completa substituiu 100.000 pontos de luz (75%) da iluminação em Buenos Aires, economizando 50% em custos operacionais e reduzindo significativamente as emissões anuais de CO2.¹
Colonia de Sacramento, Uruguay: O bairro histórico de arquitetura única de Colônia do Sacramento mostra uma mistura cuidadosamente preservada de estilos portugueses, espanhóis e pós-coloniais. A Signify proporcionou a iluminação dos marcos históricos da cidade, incluindo a chaminé e as fundações de uma fortificação histórica que foi construída em 1880 como uma plataforma para a artilharia. Hoje, este lugar funciona como um centro cultural de concertos de arte e música, chamado Bastión del Carmen. O projeto de design de iluminação para este patrimônio da UNESCO de 1995 foi criado e implementado como parte do Encontro Ibero-Americano de Design de Iluminação patrocinado pela Signify, organizado em março no bairro histórico de Colônia do Sacramento.
The post Panamá Viejo ganha plataforma de iluminação conectada IoT e se torna a cidade mais inteligente da América Central appeared first on O Setor Elétrico.
Fonte: www.osetoreletrico.com.br