30 jul Os desafios das soluções energéticas para as indústrias foram o grande foco da FIEE FUTURE/SMART ENERGY
Temas são apresentados por especialistas em evento que vai até a sexta-feira (26/07), no São Paulo Expo
Pensar o futuro, identificando as oportunidades e desafios para a aplicação de ideias inovadoras na Indústria e no Setor Energético do Brasil. Este tem sido um dos focos das apresentações da FIEE Smart Future e FIEE Smart Energy, que acontecem até a sexta-feira (26/07), no São Paulo Expo.
Os visitantes estão tendo acesso a novos produtos e tendências que irão modificar por completo a indústria nos próximos anos. Entre os pontos abordados, destaque para o painel “Fomento e Programas de Incentivo a Startups”, do Abinee TEC 2019, sobre as parcerias entre startups e empresas pode elevar o potencial transformador para os mais diversos setores da indústria. No encontro, os especialistas Romulo Ramalho Matheus, Coordenador do Departamento de Empreendedorismo do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e Lanna Christina Pinheiro Dioum, Coordenadora de Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), debateram a geração de negócios e resultados a partir da união entre indústria e novas companhias.
“O Brasil possui boas ideias e pesquisas, porém poucas startups conseguem alcançar a maturidade e impactar o mercado. Por isso, o BNDES criou o programa de incentivo à inovação, o Garagem”, diz o coordenador do banco. O programa busca apoiar empresas brasileiras por meio da criação e articulação de uma rede de inovação em dois módulos: um programa de apoio e aceleração de Startups e um Centro de Inovação, localizado no Rio de Janeiro, que fará conexões entre startups, empresas, investidores e universidades.
Lana Dioum, por sua vez, afirma que a necessidade de se agregar inovação ao setor da indústria motivou a ABDI a criar métodos para aproximar essas novas tecnologias às empresas. “Nosso trabalho é entender a dor das indústrias, desafiar o mercado e gerar negócios entre as empresas e startups por meio de soluções inovadoras”, explica. Segundo a coordenadora, o programa diminuiu em até 20% as interrupções na produção de uma das empresas beneficiadas pela parceria. O painel, mediado por Paulo Quirino, Coordenador Nacional do Programa Creative Startups da Samsung, integrou a programação da Ilha de Conhecimento de Inovação e Novas Oportunidades de Negócios.
Outro destaque foi o painel “Aplicação Digitalização da Indústria Brasileira”, da Ilha de Conhecimento de Automação e Manufatura Inteligente. A conversa mediada por Carlos Urbano, Diretor de Automação Industrial da Schneider Electric, contou com a participação de Livius Aguiar, Digitalization, IIoT and Industry 4.0 Sales Specialist da Siemens, e Fabio Fernandes, Engenheiro de Aplicação para a Indústria 4.0 da Bosch. O debate reforçou como a adoção de ferramentas digitais pode melhorar a competitividade das empresas, tornando as operações mais eficientes e inteligentes. Os participantes alertaram para a importância do uso de dados e da real aplicação de padrões de inovação na cadeia produtiva, ressaltando que somente assim será possível gerar impactos para a tomada das decisões e definição de estratégias para os negócios.
Na área de energia, a Ilha de Conhecimento de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização trouxe debates sobre a utilização de novas tecnologias e formatos no mercado de energia do Brasil, com participação de especialistas da ABINEE, ABRACEEL e CPFL, entre outros.
Já no Espaço de Conectividade as atenções ficaram voltadas à TIM, que demonstrou suas novas ferramentas e serviços de conectividade 5G. A empresa tem trabalhado em projetos inovadores, como o “Telemeclima”, em parceria com a Nokia e a Jacto, que busca gerar maior ganho de performance operacional e aumento da produtividade agrícola.
Outra apresentação especial é a disponibilizada no estande da SEW Eurodrive Brasil, que apresenta seu robô inteligente, projetado para facilitar as ações de desenvolvimento de fábricas. O dispositivo busca antecipar os desafios de automação e integração de linhas produtivas, agregando maior flexibilidade e dinamismo às operações.
Os fóruns e painéis continuam até a sexta-feira (26/07) e fazem parte do Abinee TEC 2019. São mais de 250 horas de conteúdo, com palestras de especialistas de marcas e instituições como Microsoft, Samsung, BNDES, USP, Grupo Moura, além de institutos associados ao IPD Eletron, entre outros. O Fórum Abinee TEC 2019 e as Ilhas do Conhecimento Abinee TEC têm patrocínio Master da Eletrobras e do Governo Federal, patrocínio Diamante da Schneider e Siemens e patrocínio Institucional da CNI.
The post Os desafios das soluções energéticas para as indústrias foram o grande foco da FIEE FUTURE/SMART ENERGY appeared first on O Setor Elétrico.
Fonte: www.osetoreletrico.com.br