MME abre consulta pública para Leilões de Energia Nova de 2024

MME abre consulta pública para Leilões de Energia Nova de 2024

Pesquisa busca colher contribuições da sociedade para aprimoramento do certame previsto para o mês de dezembro

O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu nesta quinta-feira (23/05), a Consulta Pública nº165, que disponibiliza para debate com a sociedade a minuta das diretrizes dos Leilões de Compra de Energia Elétrica Proveniente de Novos Empreendimentos de Geração, denominados Leilão “A-4” e “A-6” de 2024.

Os certames estão previstos para ocorrerem sequencialmente em dezembro de 2024, e têm por objetivo o suprimento do crescimento de mercado das distribuidoras do Sistema Interligado (SIN) para 2028 e 2030, respectivamente.

No leilão de Energia Nova “A-4” de 2024, está prevista a negociação de um produto em que será possível a participação de novos empreendimentos de geração de fonte hidrelétrica até 50 MW, eólica, solar fotovoltaica e termelétrica com Custo Variável Unitário nulo, incluindo ampliação de empreendimentos existentes e soluções híbridas, para contratação na modalidade quantidade, com prazo de suprimento de 15 anos.

No leilão de Energia Nova “A-6” de 2024, serão negociados dois produtos. Um com os mesmos projetos do Leilão A-4, exceto a fonte hidrelétrica, que será objeto de um produto exclusivo, que contará com hidrelétricas até 50 MW, para contratação na modalidade quantidade, com prazo de suprimento de 20 anos, em atendimento à Lei nº 14.182/2021. 

Por fim, é apresentada uma metodologia de definição de garantia física das usinas híbridas para fins de participação dessas usinas nos leilões. As contribuições para a consulta pública podem ser enviadas até 3 de junho de 2024. 

ENERGIA NOVA A-4 e A-6 

São nomenclaturas para contratação de energia que o Governo Federal negocia de novos empreendimentos de geração.

Isso quer dizer que, de acordo com a Lei nº 10.848, o governo tem que fazer a contratação de novas cargas de energia com um alguns anos de antecedência – o A-4 (quatro anos de antecedência) e o A-6 (seis anos de antecedência).

Como o leilão está previsto para 2024, as cargas serão para atender as distribuidoras em 2028 e 2030 com os novos empreendimentos de geração de energia.

The post MME abre consulta pública para Leilões de Energia Nova de 2024 appeared first on O Setor Elétrico | Conteúdo técnico para profissionais do setor elétrico.

Fonte: www.osetoreletrico.com.br