FIEE Smart Future e FIEE Smart Energy iniciam evento e debatem o futuro das indústrias de tecnologia e energia

FIEE Smart Future e FIEE Smart Energy iniciam evento e debatem o futuro das indústrias de tecnologia e energia

O papel fundamental dos setores de tecnologia e energia para o avanço do processo de transformação digital do Brasil é o principal tema da FIEE Smart Future e FIEE Smart Energy. O evento acontece até sexta-feira (26/07), no São Paulo Expo, e conta com a participação das principais marcas e representantes dos setores de Elétrica, Eletrônica, Automação, Conectividade e Energia do País.

As principais autoridades estão presentes no evento, incluindo representantes dos Ministérios do Meio Ambiente, de Minas e Energia (MME) e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTI), além da Abinee, BRACIER e da Reed Exhibitions Alcântara Machado, organizadora da FIEE, e de marcas como ABB, ANATEL, Bosch, Cisco, Schneider Eletric, Siemens, SKA, TIM e Yaskawa Motoman.

“O futuro chegou e este novo cenário de digitalização coloca a indústria eletroeletrônica no protagonismo da economia como um todo e reforça seu papel estratégico para o desenvolvimento do Brasil”, afirma o Presidente Executivo da Abinee, Humberto Barbato, na solenidade que marca também a abertura Fórum Abinee Tec 2019. “A revolução digital está se espalhando por diversos segmentos da economia. Pensar em um mundo com milhões de objetos conectados entre si é cada vez mais palpável com as novas tecnologias de digitalização. Esse conceito representa uma nova realidade que também já está presente no setor energético”, diz Barbato.

O executivo ressalta as características do Brasil como um mercado potencialmente atrativo para investimentos e diz que qualquer empresa que pretenda ser líder global deve estar presente no mercado brasileiro, gerando empregos de qualidade, renda e inovação tecnológica.

O Vice-Presidente da Reed Exhibitions Alcântara Machado, Paulo Octavio, afirma que a FIEE Smart Future e a FIEE Smart Energy foram especialmente desenhadas para atender às necessidades do mercado e trazer uma nova dinâmica para os setores de indústria e energia do Brasil. “Esperamos receber mais de 50 mil compradores nesses quatro dias de evento, estimulando setores que fazem a diferença para o desenvolvimento do nosso País”, diz.

Para o Presidente do BRACIER e da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, o evento é essencial para aproximar o setor elétrico da indústria brasileira. “Vivemos desafios que irão promover uma verdadeira revolução tecnológica e a inovação ocupa papel estratégico no avanço do setor”, diz. “Não devemos temer essa mudanças. Nosso País deve se orgulhar por ter uma das matrizes energéticas mais limpas e renováveis do mundo”, afirma.

O Diretor Regional do SENAI SP, Ricardo Figueiredo Terra, destaca que o Brasil vive um grande momento de conectividade, essencial para que as indústrias continuem competitivas. “Vivemos a quarta revolução industrial e estamos bem articulados para ajudar empresas de todos os tamanhos nesses avanços, fundamentais para o sucesso do Brasil. A melhor forma de prever o futuro é criá-lo”, diz.

Para o Secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, a FIEE Smart Future e a FIEE Smart Energy mostram a força da tecnologia e da energia para o Brasil. “Esse setor é fundamental e responsável por gerar postos de trabalho, renda e impostos, estando no centro da transformação digital”, afirma.

O Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Reive Barros dos Santos, destaca que o evento é fundamental por debater a questão da transição energética e também da inovação tecnológica. “Todos os projetos que estamos desenvolvendo incorporam novas tecnologias estratégicas para os consumidores”, diz. O secretário anunciou durante o evento que o Ministério irá lançar em dezembro deste ano um plano que incentivará a expansão do setor elétrico para os próximos 10 anos, motivando o crescimento para as próximas décadas.

Para o Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, a quarta revolução industrial traz desafios para a sustentabilidade do País. “Tendo esses desafios em mente e a convicção de que os principais problemas ambientais se encontram nas cidades, focamos diretamente nesse ponto”, afirma, destacando o lançamento de uma nova agenda ambiental com seis frentes estruturantes. “O setor eletroeletrônico se insere com bastante protagonismo na questão da gestão de resíduos e já articulou várias ações para ajudar”, diz, antecipando o anúncio, para breve, de um acordo setorial nacional para a logística reversa de eletroeletrônicos.

As principais empresas, entidades e representantes de importantes associações estão participando ativamente da feira e das palestras. Entre os especialistas confirmados estão o Vice-Ministro de Minas e Energia do Paraguai, Carlos Zaldivar; o  Diretor de Recursos Energéticos da ANDE, Felipe Mitjans; o Secretário de Recursos Renováveis e Mercado Elétrico da Argentina e Presidente do CACIER, Juan Garade; o Assessor Ministerial do Equador, Victor Orejuela; o Diretor Geral da ISA, Rede de Energia do Peru, Carlos Mario Caro Sánchez; o Diretor de Integração, Acesso e Segurança Energético da OLADE, Medardo Cadena; o Presidente e CEO da Siemens Brasil, André Clark Juliano, e o Presidente da Schneider Electric Brasil, Marcos Matias.

As inscrições para a mostra são gratuitas e podem ser feitas diretamente na página: https://www.fiee.com.br/Credenciamento/.

The post FIEE Smart Future e FIEE Smart Energy iniciam evento e debatem o futuro das indústrias de tecnologia e energia appeared first on O Setor Elétrico.

Fonte: www.osetoreletrico.com.br