
19 nov Eletricidade estática em atmosferas explosivas – Riscos, controle e mitigação – Parte 03/08
- Os riscos de ignição relacionados com a geração e o acúmulo de eletricidade estática em atmosferas explosivas
A geração e o acúmulo de cargas eletrostáticas podem dar origem a riscos e problemas em uma ampla gama de indústrias e ambientes de trabalho, podendo provocar a ignição e explosão em indústrias de processos químicos, farmacêuticos, petroquímicos, silos de armazenamento de grãos e de processamento de alimentos.
Uma das fontes primárias da geração de cargas eletrostáticas é o carregamento por contato entre diferentes materiais, ocasionando a eletrificação por contato. Nos frequentes casos de dois materiais ou substâncias previamente não carregadas entrarem em contato, como nos casos de transferência de materiais líquidos, sólidos ou na forma de poeira, ocorre, geralmente, uma transferência de cargas eletrostáticas na área de fronteiras em comum entre estes materiais. Além disto, no momento da separação destes materiais, cada superfície se carrega de uma carga igual, de polaridade oposta, gerando eletricidade estática.
Como exemplos de mecanismos de geração de eletricidade estática em áreas classificadas, podem ser citados o fluxo de líquidos inflamáveis ou poeiras combustíveis em tubulações e equipamentos de processo, o contato e separação de sólidos, por exemplo, no movimento de correias transportadoras ou em filmes plásticos sobre rolos, a movimentação de pessoas e o fenômeno de indução, devido a objetos que atingem um elevado potencial elétrico ou ficam carregados eletrostaticamente por estarem no interior de um campo elétrico.
O acúmulo de cargas eletrostáticas em tubulações e equipamentos de processo devido à movimentação de fluidos em seu interior é representada simplificadamente na figura a seguir.

The post Eletricidade estática em atmosferas explosivas – Riscos, controle e mitigação – Parte 03/08 appeared first on O Setor Elétrico.
Fonte: www.osetoreletrico.com.br