
14 nov Consumo de energia elétrica bate recorde histórico pelo segundo dia seguido
Pelo segundo dia consecutivo, o Brasil alcançou um novo recorde no consumo de energia, atingindo a marca de 101.475 MW às 14h20 desta terça-feira (14), de acordo com informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). No dia anterior (13), o pico de consumo registrado foi de 100.955 MW — a primeira vez na história do SIN (Sistema Integrado Nacional) que a demanda atingida superou a marca de 100 mil MW. Comparando com o início de novembro, esse aumento representa uma elevação significativa de 16,8% na demanda de energia elétrica.
Os resultados são reflexo das elevadas ondas de calor que vêm afetando boa parte do país desde o último fim de semana, causando um maior uso de equipamentos de refrigeração pelos consumidores, sendo que o horário dos picos registrados ficam próximos aos momentos mais quentes do dia (por volta das 15h). Previsões indicam que o cenário de temperaturas elevadas deve se estender até, pelo menos, esta sexta-feira (17).
“Sistema está preparado”
Em nota, o ONS garantiu que o SIN está preparado para atender a alta na demanda. “A onda de calor que vem afetando boa parte do Brasil incidiu diretamente na demanda por energia elétrica. O Operador reforça que o SIN é robusto, seguro, possui uma ampla diversidade de fontes e está preparado para atender às demandas de carga e potência da sociedade brasileira”, diz o texto. Confira aqui o relatório completo de Carga e Geração, atualizado regularmente pelo ONS.
Em sua página no X (antigo Twitter), o Ministério de Minas e Energia (MME) destacou o papel crucial da energia hidráulica no suprimento energético do país diante do cenário de alta demanda.
The post Consumo de energia elétrica bate recorde histórico pelo segundo dia seguido appeared first on O Setor Elétrico | Conteúdo técnico para profissionais do setor elétrico.
Fonte: www.osetoreletrico.com.br