Prysmian: pioneirismo mundial no desenvolvimento de cabos verdes para energia e telecom

Prysmian: pioneirismo mundial no desenvolvimento de cabos verdes para energia e telecom

Biopolietileno na composição dos cabos integra mix de soluções da companhia para descarbonizar as redes da transição energética

Referência na transição energética e transformação digital, a Prysmian é a pioneira entre os fabricantes de cabos e sistemas de energia e telecomunicações a aplicar o composto de origem vegetal biopolietileno na composição de novos produtos.

Ao utilizar 1 kg de biopolietileno (derivado da cana-de-açúcar) ao invés do polietileno de origem fóssil na composição do isolamento dos cabos, deixa-se de emitir 2 kg de CO2 e há uma captura de 3 kg de CO2.

Em outras palavras, soma-se a descarbonização trazida pela eletrificação com a descarbonização gerada pela utilização de matéria-prima de origem vegetal na composição dos novos cabos.

Desde o lançamento da pioneira Linha Afumex Green 750V em 2011, a companhia investiu em P&D para ampliar o escopo desta inovação, sob a intenção de transformá-la em uma família de produtos.

Cada produto dentro da linha de produtos verdes da Prysmian mantém o seu nome tradicional, mas traz como diferencial a adição do termo “Green”, que indica a sua composição sustentável.

A família hoje contempla cabos de potência 1kV, cabos de alumínio para redes aéreas de distribuição de energia (baixa e média tensões) e, mais recentemente, cabos de telecomunicações com fibra óptica.

Os cabos verdes podem ser aplicados em diversas áreas, como infraestrutura elétrica residencial, comercial e industrial (Afumex Green 750V e 1kV); redes aéreas de distribuição de energia elétrica (cabos de alumínio de baixa e média tensão) e infraestrutura de telecomunicações (cabos de fibra óptica, tanto para redes aéreas quanto subterrâneas).

A aceitação do mercado em relação à solução Green tem sido bastante positiva. Desde o relançamento da Linha Afumex Green 1kV em 2023, temos observado um crescimento expressivo no interesse por produtos sustentáveis. Um reflexo disso foi a inclusão inédita da linha em importantes canais de varejo e a realização de projetos-piloto em parceria com concessionárias de distribuição de energia. Essas movimentações reforçam a percepção de que o mercado está cada vez mais atento a soluções que aliam desempenho técnico e responsabilidade ambiental.

Conheça abaixo os produtos da família Green da Prysmian:

Afumex Green 750 V e 1 kV

Lançado em 2011 pela Prysmian, o cabo Afumex Green 750 V é o primeiro cabo sustentável do mundo ao introduzir o biopolietileno na camada de isolação. Além disso, possui a exclusiva propriedade de baixa emissão de fumaça, gases tóxicos e corrosivos, completamente livre de halogênio.

Além de durar o dobro do tempo em condições de sobrecarga, não propaga e contribui com a autoextinção do fogo, aplicando-se em locais com alta concentração de pessoas e/ou rotas de fugas difíceis (NBR 5410).

Em 2023, a Prysmian relançou a versão do Afumex Green para cabos de potência 0,6/1 kV agregando a tecnologia Iristech®, que facilita a identificação dos cabos por meio de uma faixa colorida na cobertura.

Antitracking Al Green 15, 25 e 35 kV

A linha de cabos Antitracking AL Green 15, 25 e 35 kV atende redes aéreas de distribuição de energia com média tensão (primária). A linha traz a versão Green de um cabo de alumínio protegido, uma alternativa mais eficiente e resiliente para o atual contexto de mudanças climáticas, quando comparada aos cabos nus.

O cabo anti tracking é projetado para suportar o contato com objetos que caem sobre a rede por longos períodos, o que diminui consideravelmente o nível de interrupções no fornecimento aos clientes.

Embora as interrupções sejam inevitáveis em casos extremos, com quedas de galhos e árvores grandes, a opção protegida é mais robusta quando comparada à convencional, de alumínio nu, desprotegida e suscetível à queda mesmo em eventos climáticos de pequeno porte.

Multiplex Al Green 1 kV

A linha de cabos Multiplex Al Green 1 kV, por sua vez, foi desenvolvida para redes aéreas de distribuição de energia com baixa tensão (secundária). A linha traz a versão Green de um tipo especial de cabo de alumínio autossustentado multiplexado aplicado em redes de baixa tensão.

Em sua versão quadruplex, ele é constituído por três condutores fases de alumínio, sendo que cada uma dessas fases é isolada com polietileno reticulado, material tecnicamente conhecido como XLPE, além de um componente neutro de sustentação que permite a ancoragem em postes nas redes aéreas.

Cabos Ópticos Green

Em 2024, a Prysmian se tornou a primeira empresa no mundo a utilizar o biopolietileno na fabricação de cabos para telecomunicações com o lançamento da versão Green do ASU-200, um modelo de cabo autossustentado utilizado por operadoras e provedores em redes aéreas com vãos de 200 metros.

Além do ASU-200, a Prysmian já trabalha para expandir o alcance do conceito Green não apenas para outros modelos de cabos ópticos, mas também para produtos no segmento de conectividade.

Compromisso global com a sustentabilidade

A incorporação de matéria-prima reciclada integra a estratégia climática da Prysmian para liderar a transição energética e a descarbonização global a partir de produtos e serviços inovadores.

Conforme a última edição do relatório global de sustentabilidade da companhia, 43,1% dos receitas geradas em 2024 foram provenientes de soluções sustentáveis e o plano é chegar a 55% em 2028.

Uma das metas da Prysmian é aumentar a proporção de conteúdo reciclado nas coberturas de polietileno (PE) e condutores de cobre utilizados nos cabos. Até o final de 2025, a empresa buscava atingir uma proporção de conteúdo reciclado entre 15% e 16%, e esse índice foi atingido já em 2024, com 16,2%.

Vale ressaltar que, além da inovação com o biopolietileno, também adotamos práticas sustentáveis em nossos processos de produção, incluindo o uso de cobre ecológico, polímeros reciclados e energia renovável abastecendo todas nossas fábricas, fortalecendo o compromisso ambiental da empresa.

Em relação às emissões, a Prysmian acelerou a sua estratégia climática, auditada pela Science-Based Targets initiative (SBTi). A companhia antecipou a meta de atingir o Net Zero de 2050 para 2035 e também a definiu uma nova meta: alcançar um saldo líquido positivo (Net Gain) nas emissões em todas as áreas prioritárias de operação.

Em 2024, houve reduções significativas das emissões de gases de efeito estufa tanto no Escopo 1 e 2 (-37%) quanto nas emissões de Escopo 3 (-54%), a mais significativa para a Prysmian, ambos em relação ao ano base de 2019.

The post Prysmian: pioneirismo mundial no desenvolvimento de cabos verdes para energia e telecom appeared first on O Setor Elétrico | Conteúdo técnico para profissionais do setor elétrico.

Fonte: www.osetoreletrico.com.br